Decisão sobre liberação de milho transgênico é adiada

O presidente da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio), Walter Colli, cancelou a reunião da Comissão que seria realizada ontem, dia 22. A decisão foi tomada após impasse sobre a participação ou não da sociedade civil como ouvinte-observador na reunião. A principal pauta da reunião era a decisão sobre a liberação comercial do milho Liberty Link, da Bayer.

Já passava do meio-dia e a reunião, que havia sido marcada para começar às 9h30 de ontem, não tinha começado. A polêmica sobre a participação da sociedade civil na reunião resultou até na presença da polícia, que foi chamada para evitar possíveis tumultos. Durante a confusão, Walter Colli, chegou a ameaçar renunciar ao cargo de presidente da Comissão.

No último dia 20, após determinação judicial, a CTNBio se viu obrigada a realizar uma audiência pública para discutir com a sociedade a questão do milho transgênico. No entanto, essa audiência pode ser anulada pela Justiça devido a irregularidades cometidas pela Comissão. Entre elas, a não divulgação de documentos necessários para o debate, e o não esclarecimento sobre os métodos usados na escolha dos palestrantes.

Entre os documentos não disponibilizados ao público está o que aponta o resultado de pesquisas a utilização do milho transgênico por seres humanos. Além disso, a CTNBio não convidou para a audiência pública, realizada no último dia 20, pesquisadores que demonstraram críticas à liberação do milho.

Além da falta de informações sobre os efeitos que podem ser causados aos humanos com a ingestão desses alimentos modificados. Outra polêmica é a questão da contaminação de outras variedades de milhos através da polinização da planta. O pólen pode se espalhar com o vento e prejudicar as plantações de milho híbrido e natural, fazendo que todos acabem consumindo milho transgênico sem saber.