Assentados gaúchos exportam arroz ecológico

Agricultores assentados na região metropolitana de Porto Alegre já estão exportando arroz ecológico produzido em seis assentamentos de Nova Santa Rita, Charqueadas, Viamão, Guaíba, Eldorado do Sul e Tapes. A primeira carga foi enviada aos Estados Unidos na semana passada, dia 15, no assentamento Lagoa do Junco, em Tapes.

Foram carregadas 20 toneladas de arroz branco e 20 toneladas de arroz integral, em sacos de 25kg da marca “Arroz Ecológico”, do Movimento Sem Terra (MST). “O arroz ecológico já possui certificações de produto orgânico para os mercados brasileiro, europeu e norte-americano”, explica o engenheiro agrônomo Nathaniel Schmid, que presta assistência técnica aos agricultores. O arroz é certificado pelo Instituto de Mercadologia Ecológica de São Paulo.

O projeto de produção de arroz ecológico do MST envolve 130 famílias de agricultores. Na safra que está sendo concluída, foram produzidos cerca de 55 mil toneladas de arroz, em 680 hectares.

O arroz é produzido sem nenhum tipo de agrotóxicos, com a técnica da rizipiscicultura, que consorcia a produção de arroz com a criação de peixes, que fazem o trabalho de eliminar parasitas e plantas invasoras.

O arroz ecológico do MST também é vendido para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), do governo federal, atendendo escolas, hospitais e comunidades carentes. Em Porto Alegre , o produto pode ser encontrado na loja da Reforma Agrária, no Mercado Público. “Nosso objetivo é consolidar o mercado regional, mas a demanda ainda é muito pequena em relação à nossa produção de arroz orgânico”, explica Schmid.

O próximo carregamento deve ocorrer no dia 29. Serão 80 toneladas de arroz.