Desempregados conquistam audiência com ministro do Trabalho

Depois das mobilizações em todo o país, o Movimento dos Trabalhadores Desempregados (MTD) conseguiu a audiência com o ministro do Trabalho, Carlos Lupi. A reunião deve ser marcada para o final de maio e conta com a presença do senador Paulo Paim (PT-RS), para tratar das frentes emergenciais de trabalho em nível nacional.

No Rio Grande do Sul, os desempregados terão audiência com o governo do Estado no próximo dia 28, para tratar da criação de pontos populares de trabalho, assentamentos rurais e urbanos e a liberação de mais frentes emergenciais de trabalho. Desde 2001, o MTD já conquistou frentes de trabalho para 1,7 mil desempregados no Rio Grande do Sul. No entanto, o atual governo ainda não implementou nenhuma, embora exista recurso liberado pela secretaria da Fazenda, de R$ 2,4 milhões.

As audiências são um passo importante para avançar nas reivindicações do MTD. Nesta terça-feira de manhã, cerca de 500 trabalhadores desempregados ocuparam a Delegacia Regional do Trabalho, em Porto Alegre, onde apresentaram sua pauta de reivindicações à delegada Neuza de Azevedo. Também ocorreram manifestações ainda em Bagé, Caxias do Sul, Pelotas e Palmeira das Missões, reunindo outras 1,5 mil pessoas.

Nacional – A mobilização nacional do MTD acontece em outros dez estados e tenta reabrir negociações com o governo federal. “Queremos reivindicar frentes emergenciais de trabalho para os grupos de produção, crédito a fundo perdido e a criação de pontos populares de trabalho, uma nova proposta do movimento, que visa a criar espaços de trabalho nas vilas, para grupos organizados”, explica Cláudia Camatti, da coordenação estadual do movimento.

O MTD defende a criação de frentes de trabalho que propiciem a geração de trabalho e renda nas comunidades da periferia, com o incentivo à organização de grupos de produção. “Defendemos o fortalecimento de grupos de trabalhadores organizados nas próprias comunidades. É um trabalho coletivo, onde as pessoas vão organizando a produção e a comercialização”, resume Cláudia.

O MTD participa, nesta quarta-feira, da mobilização nacional em defesa de mudanças na política econômica.