Estudantes ocupam reitoria da Federal de Santa Maria (RS)

Raquel Casiraghi
Agência Chasque

Às vésperas de completar um mês da ocupação da reitoria da Universidade de São Paulo (USP), estudantes de uma outra universidade, a Federal de Santa Maria (UFSM), Rio Grande do Sul, também ocupam a reitoria da instituição. Cerca de cem estudantes participam da ocupação, que reivindica mais verbas do Ministério da Educação (MEC) para as instituições federais e para assistência estudantil. Eles defendem a ampliação do restaurante universitário e maior democracia nas eleições internas.

Igor de Bearzi, integrante do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFSM, afirma que continuarão no local até que o reitor dialogue com os estudantes. Eles também querem manter público o Prédio de Apoio da universidade. Localizado no centro de Santa Maria, o local abriga cursos e atividades culturais para cerca de 900 moradores carentes da cidade.

“Esse prédio de apoio à reitoria tem alegado que pode ser vendido devido a não existir mais, nesse espaço, cursos da universidade. O que nós temos defendido é que o prédio não pode ser privatizado, porque lá funcionam os serviços de fonoaudiologia, coral universitário e outras atividades culturais. Também existe lá um pré-vestibular popular e existe a demanda para a criação de um outro cursinho pré-vestibular”, diz.

Os estudantes também têm reivindicações ao governo federal. As principais são o aumento das verbas para a educação e o fim do veto colocado pelo governo de Fernando Henrique ao artigo do Plano Nacional de Educação que destina 7% do Produto Interno Bruto (PIB) do país para o setor.

Movimento unificado

A União Nacional dos Estudantes (UNE) anunciou que novas ocupações em reitorias de todo o país devem ocorrer na próxima terça. Na UFSM, além dos estudantes, os servidores estão em greve desde a última segunda. Eles reivindicam melhorias no plano de carreira e pagamento de benefícios e criticam o projeto de lei que regulamenta a greve dos servidores públicos.