Irregularidades da RCTV explicam não renovação da concessão

Luiz Renato Almeida
Agência Chasque

A não-renovação da concessão da Rádio Caracas Televisão (RCTV) pelo presidente Hugo Chávez gerou polêmica na sociedade e manifestações irritadas de boa parte da imprensa internacional e do Brasil. Apesar de ser a emissora mais assistida da Venezuela, a RCTV tem em sua história uma série de irregularidades que, na opinião do professor e especialista em Políticas Públicas, Edgard Rebouças, explicam a não-renovação da concessão.

A emissora já foi tirada do ar diversas vezes por veicular notícias falsas, exibir cenas pornográficas em horários inadequados, ter uma programação sensacionalista e ferir a lei do país exibindo publicidade de cigarro. A RCTV ainda enfrenta processos por sonegação fiscal entre os anos de 1999 e 2003 e por veicular discursos de generais em favor do golpe militar que queria derrubar Chávez em 2002.

Na entrevista a seguir, Edgard Rebouças, que também é membro da secretaria-executiva da Campanha “Quem financia a baixaria é contra a cidadania”, afirma que as empresas de comunicação muitas vezes utilizam o discurso de liberdade de imprensa para defenderem os seus interesses.