Programa de TV mostra produção de erva-mate de assentados

Solange Engelmann,
do Paraná

A gravação foi realizada durante a Festa da Reforma Agrária, na Cooperativa de Reforma Agrária e Erva-mate (Coopermate) que beneficia e comercializa a produção de erva-mate dos assentados e agricultores familiares da região. O programa Alô Chê é apresentado pelo cantor Ivan Taborda e vai ao ar todos os domingos das 10h30 ás 11h30, pela TV Educativa do Paraná.

Mais de 600 pessoas participaram da gravação, regada à música gauchesca, poesia, danças gaúchas, muita erva-mate “Produtos da Terra” e churrasco. A programação retratou as conquistas da Reforma Agrária na região e contou com apresentações do grupo de Cantadores da Luta do Povo, Orquestra de Violeiros de Pitanga, declamação de poesia do poeta do MST, Olavo Pereira, e danças gauchescas do grupo de dança do CTG Pampa Amigo de Santa Maria D’ Oeste.

Está é a primeira vez que um programa como este é gravado em uma cooperativa de famílias assentadas do MST. Ivan Taborda afirma que é uma grande alegria gravar dentro de um espaço de Reforma Agrária. “Acompanhamos a luta do agricultor Sem Terra, e não tínhamos feito um programa para mostrar a luta dessa gente. Sempre tinha vontade de fazer um programa assim, para mostrar que a gente precisa ter igualdade. O Brasil tem que acabar com esse negócio de uns ter muito e outros menos”, afirma.

Segundo o apresentador, a idéia é desconstrir a imagem negativa que os meios de comunicação vêm criando em torno do MST e mostrar que a Reforma Agrária precisa ser feita. “Santa Maria é um exemplo, aqui está quem realmente trabalha na terra. Está vindo desses assentamentos uma agricultura com produtos orgânicos que faz bem a saúde e acaba com a “robalheira” daqueles que vendem venenos pra envenenar as lavouras e a gente”, Denuncia Taborda.

O prefeito da cidade que esteve presente na festa, João Adolfo Schreiner do (PMBD), conta como a criação dos assentamentos e da ervateira transformaram o cenário da região. “Hoje a realidade é completamente diferente do que era há oito anos. Agora as famílias estão estruturadas nos seus lotes, e o assentamento Araguai é a região mais produtiva do município”, ressalta.

Para Edgar Pretto, integrante do grupo “Cantadores da Luta do Povo”, a gravação do programa também é uma forma de preservar a cultura gauchesca e mostrar ao país os avanços dos assentamentos. “Através da organização é possível fazer a reforma agrária, onde há possibilidade, as famílias conseguem agregar valor a produção e industrializar, como é o caso da erva-mate”, comemora.

Exportação

Além de comercializar para o mercado interno, em estabelecimentos de médio e pequeno porte, atualmente, a cooperativa exporta produtos como: erva-mate para chimarrão, cuia, bomba e chá-mate verde orgânico, para Alemanha, Itália e Espanha.

Durante a gravação do programa também foi lançado o chá-mate tostado para a comercialização no mercado nacional. Segundo o Presidente da Coopermate, Luiz Zenaide Gomes, o objetivo é diversificar a produção, agregando valor para melhorar a remuneração dos produtores.

Agora denominada de Coopermate, a Unidade de Benefíciamento de Erva-Mate, que pertencia a Cooperativa Central de Reforma Agraria do Paraná (CCA-PR), foi criada em 1994, e atualmente trabalha com erva-mate cancheada, que serve de base para a produção de erva-mate fina e grossa para chimarrão, tererê, chá-mate orgânico, direcionado para a exportação, e sub-produtos como: pó e palito que também são comercializados. Em médio são produzidos cerca 5.700 kg de erva-mate, por mês, fora os outros produtos. A matéria-prima vem dos assentamentos e produtores familiares do município e da região.

Produto da Terra

“A todos que nos assistem vai nosso agradecimentos.
Peço licença pra entrar em seus ranços neste momento, com essa declamação abagalada igual o vento.
Somos índios guapos que seguimos a tradição, com força garra e muita determinação,
Entramos nessa luta, seguimos a conduta, de uma grande organização.
A organização dos trabalhadores Sem Terra que com muita luta conquistaram a ervateira Produtos da Terra,
Quando falo dessa conquista meu coração mais forte bate, e chimarrão pra ser dos bons tem que ser Produtos da Terra, a nossa erva-mate.
Vou falar da Produto da Terra que na nossa cultura está presente, pra fazer chimarrão bem sevado de erva boa e água quente. Um chimarrão bem campeiro que anima a vida da gente.
A Produto da Terra é feita com muito amor, pelos Sem Terra e pequenos agricultores, e exportada pra vários países do exterior.
O chimarrão é gauchesco, encharcado de tradição, é uma bebida campeira aqui do Sul da nação e não há nada melhor que churungo, churrasco e chimarrão.
Reforma agrária urgente pra fazer desconcentração!
Eu sou Olavo Pereira, do município de Laranjal, Assentamento Chapadão.

(Poesia declamada no programa Alô Chê)