Sem Terra ocupam fazenda no Vale do Jequitinhonha, MG

Cerca de 150 famílias do MST ocuparam na madrugada de terça-feira, dia 10, a Fazenda Aliança, em Joaima, Vale do Jequitinhonha, Minas Gerais. A Fazenda tem área de 2,8 mil hectares, já foi vistoriada pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e decretada improdutiva pelo presidente da República.

A ocupação da área é uma resposta das famílias Sem Terra do MST a morosidade de órgãos tanto do governo federal, como o Incra, quanto do governo estadual, como a Secretaria Agrária e do Instituto de Terras de Minas Gerais (ITER). O objetivo do MST é pressionar os órgãos a resolver de forma definitiva o problema das mais de 4.000 famílias acampadas em todo o estado de Minas Gerais.

A proprietária, Maria Araújo, mãe do artista Eduardo Araújo, não concorda com a desapropriação e por varias vezes, fizeram interferência ao Incra, acompanhados de artistas renomados como o cantor Sérgio Reis e parlamentares como o deputado federal Welligton Prado, para que o governo não desaproprie a área improdutiva.

O MST encaminhou nota pública solicitando ao Incra que continue o processo de desapropriação da área, tendo em vista que a área é totalmente improdutiva, e que a região já foi palco do Massacre de Felisburgo em 2004, onde cinco trabalhadores foram assassinados. Até hoje as autoridades governamentais, não garantiram o assentamento das famílias.