13º Encontro Estadual de Educadoras e Educadores do MST da Bahia

Começa hoje, 26, e vai até domingo, dia 29, em Salvador, o 13º Encontro Estadual de Educadoras e Educadores do MST da Bahia, que acontecerá no Auditório Caetano Veloso, campus da Universidade do Estado da Bahia (Uneb). Promovido pelo Setor de Educação do MST, o encontro reunirá cerca de 600 professores que atuam em assentamentos e acampamentos nas nove regionais do estado (Sul, Extremo-Sul, Baixo-Sul, Sudoeste, Chapada, Recôncavo, Oeste, Norte e Nordeste), nos níveis básico, fundamental, médio e superior.

Refletir sobre o cenário nacional e as políticas públicas de educação no campo, socializar as experiências, discutir concepções e construir linhas de ação para a educação nos assentamentos e acampamentos do estado são alguns dos objetivos do Encontro. Durante o evento será lançada a Campanha de Erradicação do Analfabetismo nas áreas de Reforma Agrária do MST-BA, o “Projeto Sim! Eu posso!”, uma parceria entre o MST, o MEC e a Secretaria de Educação do Estado da Bahia. Haverá ainda o lançamento do “Concurso de Arte-Educação: Como fazer a escola transformando a história”.

Além dos ensinos básico, fundamental e médio, realizados através do Programa Nacional de Educação para a Reforma Agrária (Pronera), o MST-BA realiza uma série de cursos profissionalizantes em parceria com universidades, como os de magistério, em parceria com a Uneb, técnico-agrícola, parceria com UESC, gestão de assentamentos e técnico comunitário de saúde, parceria com a Uesb. Possui ainda os cursos superiores de agronomia, em parceria com a UESC e pedagogia da terra e letras da terra, em parceria com a Uneb.

“É necessário que experiências positivas como o Pronera sejam fortalecidas pelo governo, priorizando a expansão da educação no campo. É preciso abrir espaços para a juventude rural através da ampliação de parcerias e da interiorização das universidades”, pontua Dejacira Oliveira, coordenadora do Setor de Educação do MST-BA.

O MST está completando 20 anos de atividades no estado da Bahia, desde a primeira ocupação ocorrida no assentamento 4045, no município de Itamaraju. As atividades de comemoração dos 20 anos acontecerão em setembro, e incluirão a produção de uma página na Internet, vídeo-documentário e um arquivo histórico.