Trabalhadores Sem Terra ocupam fazenda em Minas Gerais

Na madrugada desta quinta-feira, dia 26, cerca de 70 famílias do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) ocuparam a Fazenda da Gurita, parte de um latifundio ainda maior, a Fazenda Belo Horizonte. As terras ficam à margem da estrada Nova União – Altamira, ao lado do Assentamento Ho Chi Minh, no município de Nova União (MG).

A fazenda tem cerca de 300 hectares e encontra-se totalmente improdutiva.

Os Sem Terra exigem maior compromisso e agilidade do governo com as famílias acampadas. Para isso, exigem que o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) realize as vistorias nas fazendas da região, com finalidade de desapropriação das terras improdutivas que se encontram paradas.

As famílias aguardam que o governo federal através do Incra desaproprie as fazendas que já estão ocupadas, e que assente as milhares de famílias que estão à espera de um pedaço de terra para poderem produzir. Atualmente são cerca de 7.000 famílias no estado de Minas Gerais nessa situação.

Os Sem Terra também exigem a garantia de políticas públicas também para os pequenos agricultores já assentados, querem o cumprimento, por parte do ITER e da Seara, do apoio à luta pela terra e a produção nos acampamentos e assentamentos e cobram da do Poder Judiciário maior agilidade nos processos de desapropriação.