Sem Terra ocupam duas fazendas no Paraná

Cerca de 1.000 famílias do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), ocuparam na madrugada do último sábado, dia 1°, a fazenda Mestiça, em Rio Branco do Ivaí, na Região Norte do Paraná.

Os trabalhadores são oriundos de acampamentos de Manoel Ribas, Pitanga e Jardim Alegre. A fazenda ocupada tem uma área de 1.070 alqueires e pertence a Maria Antonieta de Junqueira Neto Cordeiro, que mora na capital de São Paulo.

Na mesma madrugada, 600 Sem Terra também ocuparam a fazenda Santa Alice, localizada entre os municípios de Cornélio Procópio e Nova Fátima, na Região Norte-Pioneiro do Estado.

A fazenda com cerca de 1.050 alqueires pertence a Dorathy Quagliato e Beatriz Quagliato Egreja. A área já foi oferta ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), para a reforma agrária e tem uma série de irregularidades. Cerca de 200 alqueires não tem documentação. Além disso, toda a propriedade está arrendada com produção de milho, trigo e pasto.

O objetivo das ocupações é pressionar o governo federal para a realização da reforma agrária. O Paraná, ainda conta com 8.000 famílias acampadas em beira de estradas e latifúndios improdutivos á espera de assentamento.