Incra desapropria fazenda para assentamento no Paraná

Durante Audiência Pública, no Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar do Paraná (Cedraf/PR), realizada hoje, 24, em Curitiba, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) anunciou o assentamento de 110 famílias acampadas, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), na fazenda Cajati, no município de Cascavel, região Oeste do Paraná.

As famílias que serão assentadas no local estão acampadas no Complexo Cajati há cerca de nove anos. Para o coordenador estadual do MST, Celso Ribeiro Barbosa a desapropriação da fazenda é importante, mas não resolve o problema do Sem Terra, porque somente na região de Cascavel existem cerca de 1.000 famílias acampadas. “Queremos que o Incra crie assentamento para todas as famílias acampadas no Estado”, cobra.

A área de 936, 94 hectares, que pertencia à empresa Imapar – Cajati Reflorestamento e Agricultura Ltda, foi adquirida pelo Incra, através do processo de compra pelo Decreto 433/92, no valor de R$ 10.395.378,66. O local estava sendo plantado há um ano, pelos Sem Terra acampados no Complexo Cajati. A fazenda foi ofertada ao Incra, pelo representante da empresa, Renato Festugato Neto.