MST cobra reforma agrária em atos na Paraíba e em Alagoas

O MST realiza mobilizações pelo assentamento das 150 mil famílias acampadas e denuncia que o modelo econômico inviabiliza a realização da Reforma Agrária. Na Paraíba e em Alagoas trabalhadores rurais engrossam protestos que já alcançam dez estados.

Cerca de 1000 famílias do Sem Terra ocuparam, na manhã desta segunda-feira (24), o prédio da Secretaria da Fazenda, em João Pessoa, para cobrar o assentamento das 3.700 famílias acampadas na Paraíba e pedir mudanças na política econômica.

Os manifestantes também pedem crédito para produção agrícola e investimento em habitação, educação, saúde e transporte. Pela manhã, aconteceu audiência com superintendia com o Incra e estão previstos encontros com o governo do estado.

Em Alagoas, cerca de 2.000 trabalhadores Sem Terra montam acampamento na Praça Sinimbu, na região central de Maceió, para exigir o cumprimento do processo de Reforma Agrária no Estado. No ano passado, o Incra tinha como meta o assentamento de 3.000 mil famílias, mas apenas 500 receberam seus lotes.

A pauta de reivindicações pede a vistoria das áreas para reforma agrária, assentamento das 12 mil famílias acampadas no Estado, assistência técnica, infra-estrutura para assentamentos, elaboração do projeto de irrigação de Nova Esperança, lonas e cestas básicas.

Os trabalhadores devem permanecer na praça até a próxima quarta-feira, quando terá início a oitava edição da Feira da Reforma Agrária, na Praça da Faculdade. Ainda não há reuniões agendadas com a direção do Incra.