MST também está mobilizado no interior de São Paulo

Cerca de 350 trabalhadores Sem Terra ocuparam hoje, 24, a agência da Caixa Econômica Federal (CEF) e o escritório do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em Andradina, interior de São Paulo.

As duas ocupações fazem parte da jornada nacional de luta, mas também serviram para protestar contra a demora na liberação de recursos para construções e reforma de casas nos assentamentos. Na região existem 2,7 mil famílias em 26 assentamentos de Reforma Agrária.

Em visita à região em janeiro de 2006 o presidente Luiz Inácio Lula da Silva prometeu liberar os créditos para todos assentados do estado, mas apenas 40% deles receberam as verbas de R$ 5,9 mil para cada família. “Os culpados são a burocracia da CEF e a omissão do Incra. Por isso estamos fazendo essa ocupação”, disse o diretor estadual do MST, Valdecir Pereira de Aquino.

Por volta das 15 horas, os trabalhadores deixaram a agência da CEF e seguiram em marcha até o escritório do Incra, que permanece ocupado e sem previsão de saída. Não há nenhum funcionário no local. A superintendente regional da CEF se comprometeu a receber uma comissão amanhã, às 10 horas na própria agência.