No Maranhão, famílias se mobilizam por infra-estrutura

O MST iniciou hoje, dia 24, no Maranhão ou série de mobilizações para reivindicar melhorias para assentamentos de Reforma Agrária. Nessa madrugada cerca de 350 trabalhadores ocuparam a Superintendência Regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), em São Luis. A mobilização faz parte da jornada de luta dos assentamentos.

No Maranhão os trabalhadores querem infra-estrutura para os assentamentos, com mais investimento em habitação, estradas, escolas e poços artesianos, uma vez que grande parte dos assentamentos tem dificuldades de acesso à água. Os trabalhadores também querem a criação de um Programa de Recuperação Ambiental dos Assentamentos. Além de investimento em infra-estrutura o MST cobra o andamento da Reforma Agrária, que está parada no estado.

A pauta de reivindicação será debatida em audiência entre assentados, acampados e os órgãos governamentais responsáveis por cada área. Já estão confirmada audiências com Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Ibama), com o Incra e com as gerências de instituições financeiras, com Banco do Brasil e Banco do Nordeste.

Os trabalhadores permanecem acampados no Incra por tempo indeterminado até toda a pauta ser discutida. Atualmente existe, no estado do Maranhão, cerca de 1.200 pessoas que tem como sua principal atividade de sobrevivência a agricultura, destas mais de 91% estão em áreas de assentamentos rurais. Além disso, existem mais de 4.000 famílias que permanecem acampadas em todo estado à espera da Reforma Agrária.