MST inicia método cubano de alfabetização em Alagoas

Começou ontem, dia 5, no estado de Alagoas, o projeto de capacitação dos educadores da Reforma Agrária. O projeto, que é baseado no método cubano de alfabetização “Sim, eu posso”, conta com a participação de 120 educadores do campo, entre assentados e acampados, além de um profissional de Cuba, técnicos da Secretaria de Estado da Educação e da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

A abertura do projeto de capacitação aconteceu no Centro de Formação, Cepa, onde o curso será realizado até a sexta-feira. O secretário do Gabinete Civil, Álvaro Machado, representou o governo de Alagoas e ressaltou a importância do aprendizado na formação de uma sociedade justa. “É preciso que exista união no combate incessante ao analfabetismo, colocando em prática ações possíveis de serem realizadas”, afirmou.

A representante do MST, Débora Nunes, reforçou a importância da capacitação através do método cubano e avaliou o trabalho. “Nós temos a clareza da nossa responsabilidade na sociedade. Vamos trabalhar junto ao governo do Estado para acabar com o analfabetismo em Alagoas. O programa ‘Sim, eu posso’, é só o início”, disse.

O método cubano “Sim, eu posso”, é aplicado através de vídeo, com o auxilio de monitores, que ensinam a ler e escrever em 35 dias. São cinco aulas de uma hora e meia de segunda a sexta-feira. Do ponto de vista pedagógico, o ideal é que após a alfabetização no “Sim, eu posso”, os alunos matriculem-se nos programas de educação de jovens e adultos.

Com informações da Agência Alagoas