Sobreviventes do Massacre de Eldorado dos Carajás serão indenizados

Gisele Barbieri,
Radioagência NP

O governo do estado do Pará fechou um acordo no início desta semana com os integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), vitimas do Massacre de Eldorado dos Carajás, ocorrido há onze anos. O acordo estabelece o pagamento de R$ 20 mil para cada sobrevivente, assistência de saúde e a elaboração de projeto de lei para garantir pensão no valor de um salário mínimo e meio para cada sobrevivente.

Esta indenização deverá favorecer 30 sobreviventes. Outros 20 conseguiram na justiça em 2005, uma indenização de R$ 1,2 milhão, porém até hoje eles não receberam o dinheiro. O Major José Maria Pereira e o Coronel Collares Pantoja, que comandaram a ação da polícia foram condenados, mas recorreram da decisão e hoje estão em liberdade.

O massacre ficou conhecido internacionalmente depois que 140 policiais que por ordem do então governador do Pará, Almir Gabriel, (PSDB) executaram 19 trabalhadores e deixaram 69 feridos. A ação da polícia foi justificada pela tentativa de desobstruir a rodovia PA-150, onde os trabalhadores protestavam pedindo que fosse implantado o assentamento prometido para as famílias da região. Os sobreviventes ficaram com diversas seqüelas, como balas alojadas pelo corpo, além de dificuldades para andar e se alimentar.