Peça sobre questão agrária é premiada em Cuba

Fonte: Agência Cubana de Notícias

Depois de participar da Temporada Internacional de Teatro, integrando a programação do Festival de Teatro de La Habana, a montagem da peça O Círculo de Giz Caucasiano, realizada pela Companhia do Latão e artistas convidados – entre eles, o grupo de teatro do MST Filhos da Mãe… Terra – recebeu o Prêmio Villanueva (da União de Escritores e Artistas de Cuba) como melhor espetáculo estrangeiro de 2007.

A escolha da peça, escrita pelo alemão Bertold Brecht, foi feita por um conselho formado por representantes de três entidades de críticos teatrais. A entrega do prêmio aconteceu na última terça-feira (15), na capital cubana.

O Círculo de Giz Caucasiano é uma fábula que, entre outros temas, discute a função social da terra. No prólogo original, que se passa no período pós 2ª Guerra, dois grupos de camponeses soviéticos debatem quem vai ficar com a terra: os antigos donos, que a abandonaram, ou os lavradores que ali resistiram. A cena, adaptada pela Companhia do Latão, é uma projeção em vídeo com a participação do grupo do MST Filhos da Mãe… Terra, do assentamento Carlos Lamarca, localizado no interior de São Paulo.