MST bloqueia rodovias em protesto contra violência da polícia

Oito rodovias do Rio Grande do Sul estão sendo bloqueadas durante o dia de hoje (05/03) por trabalhadores rurais Sem Terra. As ações pretendem denunciar a violência e os abusos cometidos pela Brigada Militar (foto ao lado) e o Governo Yeda Crusius durante o despejo de 900 trabalhadoras rurais, ontem, na Fazenda Tarumã, em Rosário do Sul. Leia sobre a ação no Especial 8 de Março.

Cerca de 50 camponesas foram feridas por balas de borrachas, estilhaços de bombas e agredidas pelos homens da Brigada Militar, sob as ordens da Governadora e dos Comandantes Binsel e Paulo Mendes. As agricultoras estão detidas desde as 17h do dia de ontem, sem alimentação, em um ginásio esportivo da cidade de Santana do Livramento. Duas trabalhadoras estão presas.

As 250 crianças que estavam com suas mães só puderam ser alimentadas à meia-noite de ontem. A Fazenda Tarumã foi adquirida por uma empresa “laranja” de propriedade da finlandesa Stora Enso. Pela lei brasileira, empresas estrangeiras não podem comprar áreas na faixa de fronteira. A empresa finlandesa também é uma das financiadoras da campanha da então candidata Yeda Crusius ao Governo do Estado.

As mobilizações das mulheres da Via Campesina prosseguem também em Porto Alegre, onde se inicia hoje um acampamento com cerca de 250 trabalhadoras rurais, e em Encruzilhada do Sul, onde estão reunidas 600 mulheres em outro acampamento.