Assentamentos do MST vão ganhar novas escolas

O secretário estadual de Educação do Paraná, Maurício Requião, comprometeu-se na semana passada (26/3) a construir novas escolas em assentamentos do MST. O acordo foi selado durante encontro de representantes do movimento e o secretário, na sede da Secretaria da Educação, em Curitiba.

“Poucos movimentos têm o cuidado que o MST tem para com a educação”, disse o secretário. Maurício Requião afirmou ainda que o início da construção será em junho e a primeira obra será no assentamento Celso Furtado, no município de Quedas do Iguaçu. A nova escola contará com 20 salas de aula e quadra poliespostiva coberta, um investimento de aproximadamente R$ 2,7 milhões. A previsão é de que outras três escolas sejam licitadas até o fim do ano, sendo duas no mesmo assentamento e outra no assentamento 8 de abril, no município de Jardim Alegre.

“Saímos contentes do encontro, pela expectativa da construção destas escolas”, ressaltou Alessandro Mariano, representante do MST. Para ele, a realização da reunião no início do ano letivo foi importante pela obtenção de respostas quanto à solicitação de cadeiras e carteiras escolares, armários de aço e demais equipamentos que serão entregues nos meses de março e abril.

O auxilio do governo do Estado na realização do III Seminário Nacional das Escolas Itinerantes foi outra solicitação do movimento. O seminário ocorrerá de 5 a 9 de maio, no Centro de Capacitação de Faxinal do Céu.

(Com informações do Bem Paraná)