Representantes do MST firmam acordos com Chávez

Durante a visita do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, ao Maranhão, na última quinta-feira (27/3), representantes do Movimento Sem Terra formalizaram um programa de cooperação na área de educação entre a Venezuela e a ENFF (Escola Nacional Florestan Fernandes).

Entre os projetos firmados estão a capacitação de educadores que trabalham em assentamentos e de formação técnica e profissional de jovens camponeses. Os projetos serão realizados pela Escola Latino Americana de Medicina, Escola Latino Americana de Agroecologia e a ENFF.

As escolas ainda realizarão intercâmbio pedagógico entre os países, com objetivo de promover o acumulo de conhecimento sobre a realidade da América Latina e a troca de experiências em diversas áreas sociais como educação, saúde e agricultura. Para o Governo Bolivariano é de interesse do povo da Venezuela conhecer as experiências pedagógicas e agrícolas que o MST vem desenvolvendo durante o processo de luta pela Reforma Agrária.

Para Gilvânia Ferreira, representante da ENFF, “estas parcerias são muito importantes na preparação revolucionária da militância da América Latina”.