Famílias expulsas voltam para suas terras na Bahia

Na semana passada (2/4), a Polícia MiIitar da Bahia iniciou o processo de reintegração de posse em favor de mais de 300 famílias que haviam sido despejadas de suas terras, no município de Casa Nova, na Bahia. As famílias — que habitam o local há pelo menos cem anos — foram expulsas no início do mês de março, por mandado judicial.

No dia 28/3, foi emitida a reintegração de posse, que dá o direito de todos retornarem às terras. Os empresários Alberto Martins Pires Matos e Carlos Nisan Lima Silva, que reivindicam a propriedade da terra, ainda podem recorrer da decisão.

A área faz parte da falida Agroindustrial Camaragibe SA, especializada na produção de álcool e derivado da mandioca, que teve suas dívidas compradas por empresários do setor. Como pagamento, for m negociados os 30 mil hectares onde vivem as famílias.

Os conflitos tornaram-se acirrados quando no dia 15/3 os moradores, decidiram retomar suas terras. Dois dias depois, foram surpreendidos por jagunços armados e encapuzados que agrediram mulheres e crianças. Uma grávida perdeu seu bebê.

Num episódio anterior, seguranças armados, acompanhados pela PM, destruíram casas, roçados, prejudicaram a manutenção das mais de 15 mil cabeças de caprinos e a produção de mel, durante o cumprimento de uma reintegração de posse em favor dos empresários.

Mesmo com a conquista de regularização da área, os moradores temem represálias dos jagunços e seguranças armados. Pedro Braga, de 56 anos, um dos moradores da área, não se intimida. “A gente teme, porque eles podem voltar novamente, mas nós vamos continuar lá, a terra é nossa”, garante. A PM afirma que acompanhará tudo de perto e que irá garantir respostas rápidas a qualquer problema ou incidente.