Agricultores ocupam Votorantim contra eucalipto no RS

Cerca de 500 agricultores e sem terra da Via Campesina ocuparam na manhã desta quarta-feira duas áreas da empresa Votorantim, nas cidades de Erval do Sul e Piratini, do Rio Grande do Sul. Em Erval do Sul, 200 pessoas estão no local, que já conta com o monitoramento da Brigada Militar. Em Piratini, 300 agricultores ocuparam a Fazenda Santa Maria, que fica ao lado de um assentamento.

As famílias denunciam o avanço da monocultura do eucalipto e da acácia na região Sul gaúcha. Além da degradação ambiental, as monoculturas que se instalam na região vem prejudicando pequenos agricultores e assentados com o ressecamento de córregos e do desequilíbrio ambiental.

As famílias também denunciam a empresa Votorantim, que com promessas de emprego e de renda ao agricultor implementa na região, com ajuda de órgãos do governo do RS, o Programa Poupança Florestal, em que o agricultor e o assentado destinam boa parte de sua propriedade para o plantio de eucalipto e pínus. Para as famílias, o programa de governo deveria ser o incentivo à produção
de comida (o que não acontece hoje) e não à produção de matéria-prima para exportação.

Em Porto Alegre, cerca de 1,2 mil trabalhadores rurais e urbanos realizam uma marcha até o Palácio Piratini para denuciar a política do governo do RS de corte aos serviços básicos do Estado (como saúde e educação) e não de incentivo às transnacionais, em especial às papeleiras.

Os trabalhadores exigem que o governo invista em políticas que geram renda e emprego e desenvolvam a população gaúcha e não que priorize os interesses das empresas, sejam estrangeiras ou de capital estrangeiro.