MST exige o assentamento de 2.600 famílias na Paraíba

Na manhã desta segunda-feira, 800 Sem Terra ocuparam a sede do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) em João Pessoa. Proveniente de acampamentos e assentamentos de varias regiões do Estado, os trabalhadores rurais exigem do Incra o assentamento das mais de 2.600 famílias acampadas no estado além de investimento publico para credito rural e infra-estrutura nas áreas de assentamentos.

Na Paraíba existem 52 acampamentos com famílias que resistem e lutam pela Reforma Agrária, vivendo em situação bastante difícil a beira de estradas e sofrendo a violência do latifúndio e do agro-negocio. Entre essas famílias muitas vivem há mais de 7 anos embaixo da lona preta, como acontece no acampamento Novo Conquista em Condado e o Acampamento Ouro Verde em Caaporã.

A concentração da terra avançou enquanto a Reforma Agrária parou. A Reforma Agrária não é mais pauta do governo Lula, visto da sua opção pelo modelo do agronegócio e abertura do país para as grandes empresas transnacionais. Esse modelo de agricultura defendido pelo o governo só gera concentração de terras, com produção de monoculturas destinadas a exportação, que destrói o meio ambiente, usa venenos e não gerar empregos, alem de não produzir alimentos para a mesa do trabalhador brasileiro. Recursos que eram destinados a Reforma Agrária, foram retirados e passaram a ser investido nesses grandes latifúndios.

O nosso projeto para desenvolvimento do campo e da cidade, é a agricultura familiar e o primeiro passo é o assentamento de todas as famílias acampadas. Sabemos que o agro-negocio não gera desenvolvimento do campo pois não produz alimentos e só concentra renda e produz desigualdades sociais.