Ato em defesa da Amazônia e contra criminalização dos movimentos

Historicamente no Brasil, e especificamente na região amazônica, as lideranças dos movimentos sociais, sindicais, religiosos, advogados, e demais apoiadores da luta dos trabalhadores do campo e da cidade, sempre foram alvo da truculência daqueles que nestas terras detêm o poder político e econômico. Infelizmente, inúmeros acontecimentos podem ilustrar esta situação, como por exemplo: os assassinatos da família Canuto, Expedito Ribeiro, João Batista, Paulo Fonteles, “Fusquinha”, “Doutor”, “Dema”, “Brasília”, “Dezinho”, Irmã Dorothy Stang, os 19 agricultores massacrados em Eldorado de Carajás, Padre Josimo Tavares, Irmã Adelaide Molinari, os camponeses massacrados em Corumbiara, entre tantos outros casos.

Atualmente, os insanos devastadores da floresta amazônica, e violentos opressores do povo, além de eliminar fisicamente aqueles que lutam por um mundo com verdadeira justiça e igualdade têm implementado outras estratégias, como a ação de denegrir a imagem de várias lideranças e apoiadores das lutas sociais, e principalmente criminalizar os movimentos sociais no Brasil. Em relação a isso a recente ação do Ministério Público do Rio Grande do Sul contra o MST, as calúnias levantadas contra Dom Erwin Krautler, bispo da Prelazia do Xingu, e a condenação à prisão de José Batista, advogado da CPT em Marabá, são emblemáticas.

Pautados nestas questões, convidamos todas as organizações, movimentos sociais e populares, e militantes individuais, a participar de um ato em defesa da região amazônica e contra a criminalização dos movimentos sociais. Esse ato será realizado em conjunto com os estudantes de Engenharia Florestal que estão realizando seu 38° Congresso Nacional em Belém.

COMPAREÇA!

Dia 24/07 (quinta-feira), às 15h
Concentração na Praça da Leitura – Centro de Belém
(saindo em caminhada pela Av. Magalhães Barata)

Assinam este convite as seguintes organizações: MST, VIA CAMPESINA, SDDH/MNDH, IAGUA, CPT, PSOL/Gab. Senador Nery, PT, Comitê Dorothy, IAMAS, UNEGRO, MTST