23ª Romaria da Terra denuncia milícias armadas no PR

A CPT (Comissão Pastoral da Terra) do Paraná realiza neste domingo (17/8) a 23ª Romaria da Terra do Paraná, nos municípios de Querência do Norte e Santa Cruz do Monte Castelo, na região Noroeste. A Romaria denuncia o crescimento assustador da ação das milícias armadas e a paralisia da Reforma Agrária no Estado.

Os dados do Relatório de Conflitos no Campo 2007, organizado pela CPT, apontam que os grupos armados continuam atuando livremente no Paraná, demonstrando que a impunidade é uma das principais razões de crescimento da violência no campo.

A violência dos fazendeiros e da empresa transnacional Syngenta Seeds resultou no assassinato de três trabalhadores nos últimos 12 meses no Paraná. No dia 21 de outubro de 2007, um grupo de 40 pistoleiros fortemente armados, da empresa NF Segurança, contratada pela Syngenta, atacou o acampamento da Via Campesina, em Santa Tereza do Oeste, e executou o militante do MST Valmir Mota Oliveira, o Keno.

Cinco meses depois, em 30 de março, deste ano, dois pistolerios executaram o trabalhador Eli Dallemole, dentro de sua casa no assentamento Libertação Camponesa, em Ortigueira. Em 15 de maio de 2007, o faxinalense Antonio Novakoski, sofreu uma tentativa de assassinato em São Mateus do Sul, e também morreu após 20 dias do atentado.

Os números apontam para o aumento de milícias armadas escondidas sob a fachada de empresas de segurança no Paraná. Foram 1.188 famílias violentadas, ameaçadas e intimidadas pelos grupos armados a serviço do latifúndio, um aumento de 35% se comparado com 2006 (764 famílias). Dados que colocam o Paraná em segundo (atrás apenas do PA) em número de famílias vítimas das ações das milícias paramilitares.

Nos 15 anos do martírio de Teixeirinha (Diniz Bento da Silva), militante de MST, assassinado pela Polícia Militar do Paraná, em Campo Bonito, a Romaria também será um ato de memória à todos os mártires da terra do Paraná e do país. “São luzes que guiam a nossa luta e nos animam na busca pela justiça. Inspirados pela Palavra de Deus, queremos celebrar a justiça que se realiza na partilha e na democratização da terra, um dos melhores mecanismos para realizar a paz no campo”, afirma nota da CPT.

Enquanto cresce a violência no campo, a Reforma Agrária continua paralisada no Brasil. Em 2007, o número de assentados foi inferior à metade da previsão inicial no estado. O Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) assentou, apenas 899 famílias das 2 mil prometidas.

A Romaria terá início às 8h30, com a concentração no Assentamento Margarida Alves, seguindo em caminhada até o Cepag (Centro de Formação e Pesquisa Ernesto Guevara), no assentamento Oziel Alves Pereira, em Santa Cruz do Monte Castelo.

Região Noroeste: Palco de violência contra trabalhadores

Na segunda metade da década de 1990, durante o governo de Jaime Lerner, a região Noroeste do Paraná foi palco de um conjunto de violências contra os trabalhadores do MST, com vários despejos violentos e assassinatos. Infelizmente a maioria dos casos de violência na região continuam impunes.

No município de Querência do Norte aconteceram despejos violentos, agressões, seqüestros, ameaças, torturas, prisões e o assassinato dos trabalhadores: Sétimo Garibaldi, Eduardo Anghinoni e Sebastião da Maia.

Mas, Querência do Norte e Santa Cruz do Monte Castelo também têm se tornado um local de resistência, sendo exemplo na viabilidade da Reforma Agrária, com 12 assentamentos de Reforma Agrária. A organização e a produção destes assentamentos têm se tornado fundamental para o desenvolvimento econômico da região.

Em 1992, os assentados criaram a Coana (Cooperativa de Comercialização e Reforma Agrária Avante Ltda), que passou a comercializar, principalmente a produção de leite e arroz irrigado dos assentamentos, da região. Atualmente, a Coana está terminando a construção de um laticínio, que irá industrializar cerca de 30 mil litros de leite, produzidos diáriamente pelos assentados. Serão produzidos, quatro tipo de queijos, requeijão, ricota, provocrok (queijo assado), bebida láctea, iogurte, manteiga, doce de leite pastoso e em pedaço, e leite em pacote.