Sem Terra são despejados por jagunços no RN

No último dia 15, as 100 famílias Sem Terra que ocupavam as imediações da fazenda Santa Rita, localizada no município de Ceará Mirim, no Rio Grande do Norte, foram violentamente despejadas por jagunços.

As famílias foram surpreendidas pelo proprietário de uma área vizinha, em companhia de quatro jagunços fortemente armados. A Polícia Militar também esteve no local e, segundo advogados do MST-RN, “assistiu dos bastidores sem impedir a ação desrespeitosa e desumana que fez o fazendeiro e seus capangas, de maneira parecida como eram os despejos em plena Ditadura Militar no início da Luta pela Terra no país”. As famílias estavam acampadas à margem de uma estrada, portanto não poderiam ser despejadas. Ainda segundo os advogados, um dos policiais chegou a ameaçar um trabalhador Sem Terra.

Santa Rita é formada por uma área improdutiva de 800 hectares. A vistoria do local já foi solicitada ao Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), porém como órgão ainda não conseguiu localizar o proprietário, nada foi feito.