“Semeando educação e colhendo cidadania”

Com essa temática, dois exemplos do Pronera (Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária) da Bahia serão apresentados na Terceira Edição do Terra Madre, que será realizada de 23 a 27 de outubro em Turim, na Itália. O encontro é mundial e reunirá comunidades ligadas à produção de alimentos, chefes de cozinha, docentes e jovens empenhados em promover a produção alimentar local e sustentável.

Um dos casos a ser apresentado é sobre o trabalho de conclusão de curso da turma de 42 técnicos em Gestão da Produção Agrícola em Assentamentos de Reforma Agrária, que se formou no último dia 20, no Projeto de Assentamento Pátria Livre, no município de Barra do Choça, na região Sudoeste da Bahia. A turma fez um diagnóstico de 31 assentamentos situados em várias regiões do Estado e preparou um Plano de Ação até 2010.

O outro é o da estudante Roselândia de Oliveira Ferraz, assentada do projeto Mutum, no município de Vitória da Conquista que, em 1999 começou seus estudos por meio do Pronera, no ensino fundamental. Em 2008, ela está apresentando anteprojeto para concorrer a uma vaga no mestrado em Educação e Memória, oferecido pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Roselândia graduou-se em História, por meio do Pronera, na Paraíba, além de cursar Magistério, no curso médio, pelo Programa.

Os exemplos serão apresentados pela coordenadora do Pronera na Uesb, universidade parceira do Incra há dez anos, Generosa Souza Ribeiro, que é bióloga e mestre em agronomia. “O plano elaborado pelos técnicos regata a cultura local, valoriza a relação de trabalho do homem e da produção do alimento, para que ocorra de forma limpa e sustentável. Esse também é o foco do Terra Madre”, explica Generosa.

O trabalho a ser apresentado é intitulado “Pronera e Uesb, semeando educação e colhendo cidadania”. De acordo com Generosa, os formandos tiveram aproveitamento conforme determina as normas para a certificação pela Escola Agrotécnica Sérgio de Carvalho e houve uma freqüência da turma de 100%, em três anos.

Formatura

A cerimônia de colação de grau da turma dos novos técnicos agrícolas voltados para a reforma agrária contou com a presença de 600 convidados. “A formatura aconteceu no assentamento. Foi emocionante, bonita e organizada”, lembra o chefe da Divisão de Desenvolvimento do Incra/BA, Sergio Rezende. Também participaram da solenidade o pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários da Uesb, Paulo Sérgio Cavalcanti Costa, o coordenador-geral do Curso, Mauro Figueiredo, e o coordenador local do curso, Felipe Campelo.