Seminário aborda os 10 anos de Pronera

Para celebrar os 10 anos do Pronera (Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária), acontecerá na Paraíba, nos dias 10 e 11/11, o Seminário Regional de Educação no Campo. Organizado pelo MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário), Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), o seminário será realizado na UFPB (Universidade Federal da Paraíba) e contará com divresas atividades dentre feiras de agroecologia e produtos artesanais, debates e programações culturais.

O Programa

O Pronera foi criado em 16 de Abril de 1998. É um Programa de Educação do Campo voltado especificamente para trabalhadores das áreas de Reforma Agrária e executado pelo Incra e MDA, em parceria com diferentes esferas de governo, Instituições de Ensino, movimentos sociais e organizações sociais e sindicais.

O Pronera tem como objetivo ajudar a fortalecer a educação nas áreas de assentamentos, estimulando, propondo, criando, desenvolvendo e coordenando projetos educacionais que utilizam metodologias voltadas para as especificidades do campo, tendo em vista contribuir para a ampliação dos níveis de escolarização formal dos trabalhadores assentados.

Confira a programação

10/11
9h – Feira de produtos agroecológicos, artesanatos e cultura dos Assentamentos de Reforma Agrária (na Praça João Pessoa – Centro)
15h – Sessão Especial na Assembléia Legislativa – Os 10 anos de Pronera (na Assembléia Legislativa)
19h – Palestra de abertura: 10 anos do Pronera – Conquistas e desafios (no auditório da Reitoria da UFPB)
Com Clarice Aparecida dos Santos – Coordenadora Nacional de Educação do Campo e da Cidade.

11/11
(Todas as atividades deste dia acontecem no auditório da Reitoria da UFPB)
8h – Mesa redonda: Universidade, Educação do Campo e Movimentos Sociais
Com Célia Vendramini (UFSC), José Jonas Duarte da Costa (UFPB) e Maria do Socorro Xavier Batista (UFPB)
12h – Exibição de vídeos
14h – Mesa redonda: Cursos do Pronera na PB
17h – Mística de encerramento