Consumo máximo de energia chega a patamares inferiores ao ano 2006

Do site do MAB

Levantamentos realizados pelo MAB (Movimento dos Atingidos por Barragens) indicam que a demanda máxima de energia elétrica caiu 9% nos últimos 60 dias no Brasil, como reflexo da crise econômica que está ocorrendo no país e no mundo. O MAB aponta que os dados colhidos junto ao Operador Nacional do Sistema Elétrico revelam que, em comparação ao mês de setembro, a demanda máxima de energia baixou de 65 para 59.000 Megawatts, índice inferior ao consumo que houve no ano de 2006.

Baseado nestes dados, o MAB afirma que o momento não seria do governo continuar incentivando a construção de novas obras, principalmente na Amazônia, e sim de investir recursos para as possíveis alternativas no setor energético que contemplasse uma ampla re-potenciação das usinas antigas existentes, que segundo estudos do professor Célio Berman, da Universidade de São Paulo, poderia agregar mais 8 mil Megawatts ao sistema elétrico nacional, sem construir nenhuma usina nova.

O MAB aponta ainda a necessidade de se criar um clima de debate nacional sobre o uso racional da energia em todos os setores, desde o sistema elétrico até os combustíveis fósseis; pois se o Brasil é um país rico em potencias energéticos, com grandes rios e grandes reservas de petróleo, devemos cuidar para que seu uso sirva para melhorar a condição de vida de todo o povo e não somente para beneficiar as multinacionais que estão ficando donas das riquezas nacionais.

O Movimento dos Atingidos por Barragens aponta que este cenário de grave crise econômica nacional e internacional é propício para rever os planos do setor energético nacional, mas que o governo precisa ter vontade política de fazer. “Se não aproveitarmos estes momentos para fazermos as mudanças necessárias, certamente daqui a alguns anos todo o potencial energético do Brasil terá sido usado e para o povo brasileiro vai só sobrar as conseqüências negativas e a destruição”, dizem as lideranças.