Cresce a mobilização contra Golpe de Sarney no MA

“Ou vence a democracia ou vence a tirania”. Foi com esta palavra de ordem que na tarde de quinta-feira (11/12) um grande ato político tomou conta da Praça Deodoro, em São Luís, no Maranhão. Miilhares de pessoas somam suas forças a dos manifestantes em vigília há três dias na entrada do Palácios dos Leões, em protesto contra a cassação do governador Jackson Lago.

A vigília foi batizada como acampamento Balaiada, em homenagem a uma das mais bravas lutas por liberdade já realizadas no país e ocorrida no Maranhão no final do século XIX. Cerca de 1200 pessoas permanecem acampadas e vêm recebendo apoio de todos os lados: são artistas, intelectuais, estudantes e vários militantes de diversos partidos políticos. Mais delegações se preparam para fortalecer o acampamento em São Luis.

Concentração em Brasília

“Se o problema é Brasília, pois é pra lá que vamos”, ressalta manifestante em momento de agitação. Várias delegações de movimentos sociais, representantes da Igreja e de outras organizações, além de sindicatos e partidos políticos contrários ao golpe, deslocam-se para Brasília neste fim de semana, onde levantarão acampamento em frente ao Tribunal Superior Eleitoral, em apoio ao Governador Jackson.

Mídia de Sarney censura manifestações

Depois de três dias de grandes mobilizações na capital, nem uma única nota foi veiculada nos meios de comunicação da família, que tem a hegemonia da mídia no estado.