Movimento homenageia Adão Pretto no Distrito Federal

O plantio de um pomar agroecológico de árvores frutíferas foi a forma com que militantes do MST de Brasília e do Distrito Federal homenagearam, no último final de semana, o deputado Federal Adão Pretto (PT/RS), que faleceu no dia 5/2 vítima de uma pancreatite.

A atividade aconteceu no pré-assentamento Oziel Alves II (conhecido como Pipiripau), em Planaltina (DF), e foi realizada por um mutirão que contou com mais de cem pessoas. Durante os dois dias, foram plantadas mais de 2 mil mudas de árvores frutíferas, distribuídas em mais de 30 espécies – entre elas, qualidades regionais como o Pequi e o Baru.

A proposta do mutirão foi homenagear Adão Pretto, deputado federal gaúcho que ajudou a fundar o MST e que durante anos defendeu a Reforma Agrária e as lutas populares no Congresso Nacional. “Pretto deixou um legado de grande militante, com orgulho de ser gente do povo, capaz de fazer o enfrentamento político no Parlamento sem nunca afastar-se das lutas concretas dos movimentos sociais. O pomar simboliza a grandiosidade da obra do companheiro, por produzir flores e frutos para alimentar a militância e os lutadores do povo”, afirma Ciro Corrêa, do setor de produção do MST em Brasília.

O pomar, batizado de Companheiro Adão Pretto, será manejado ecologicamente e em sistema agro-florestal, em conjunto com o cultivo de arroz, feijão e milho. O local também servirá como espaço de capacitação das famílias Sem Terra nas práticas de manejo ecológico das plantas e do solo.