Adão Pretto é homenageado na Câmara dos Deputados

Nesta quarta-feira (11/2), as comissões de Legislação Participativa e de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados e representantes de diversas entidades e movimentos sociais estiveram reunidos em Brasília para homenagear Adão Pretto, deputado pelo PT do Rio Grande do Sul, falecido no dia 5/2.

Todos eles elogiaram a conduta parlamentar de Adão Pretto, especialmente a relação do deputado com o MST, do qual Pretto foi um dos fundadores.

“Ficou uma lacuna no movimento social, porque o deputado Adão Pretto não era apenas um representante das minorias, ele era a própria minoria instalada no Parlamento”, declarou Marina dos Santos, integrante da coordenação nacional do MST.

O presidente da Comissão de Legislação Participativa, deputado Pedro Wilson (PT-GO) – que assumiu esse cargo com a morte de Pretto -, divulgou nota classificando o gaúcho como um homem “que honrou o Parlamento, honrou a luta do povo e honrou o Brasil”.

Já o primeiro vice-presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT-RS), anunciou que vai “trabalhar” para que a Mesa Diretora da Casa aprove rapidamente o projeto de resolução que homenageia Pretto.

Também esteve presente o recém eleito presidente da Câmara, Michel Temer, que afirmou considerar Pretto uma “figura ecumênica, capaz de reunir os mais variados setores sociais em benefício de uma causa que ele sempre defendeu com muita propriedade, determinação, persistência e sucesso­ à causa dos mais humildes”.

Durante o evento, diversos parlamentares subscreveram um projeto de resolução propondo que o nome de Adão Pretto seja adotado por um dos plenários das comissões.

As informações são do Portal da Câmara dos Deputados

  • Leia as manifestações de pesar de diversas organizações e autoridades.