Camponeses ocupam Banco do Brasil em Erechim

Um grupo de camponeses ligados aos movimentos sociais da Via Campesina ocupou durante à tarde de hoje (11), a agência do Banco do Brasil na Avenida Sete de Setembro em Erechim RS, e permanecem acampados.

Eles têm o objetivo de pressionar o governo federal e estadual para que apontem avanços nas reivindicações apresentadas pelos agricultores que estiveram mobilizados nos últimos dias. Os mesmos afirmam que só deixaram o local depois que tiverem encaminhamentos concretos. Neste momento um grupo de pessoas esta intermediando nas negociações em Porto Alegre RS.

Para Elias Dobrovolski do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), a mobilização é necessária para pressionar os governantes para resolver de imediato os problemas que afetam a agricultura hoje.

“Estivemos mobilizados no ultimo mês e poucos encaminhamentos concretos se obteve, por isso que hoje estamos novamente mobilizados aqui em busca de soluções, queremos mostrar aos nossos governantes a atual situação da agricultura camponesa e as dificuldades que estamos enfrentando. Fala se tanto desta dita “crise” mas na verdade ninguém entende ela direito por isso nós dos movimentos sociais, nós da Via Campesina pensamos que a solução para a atual crise é investir no povo brasileiro, precisamos de moradias, escolas, postos de saúdes, estradas, tarifa social e diminuição no preço da energia, isenção no pagamento de água, luz e transporte para os desempregados, crédito para a agricultura, reforma agrária, programas de geração de trabalho e renda. Queremos soluções para o atual momento em que vivemos por isso continuaremos mobilizados.” Afirma Dobrovolski.

Estava previsto para hoje que os agricultores montariam acampamento às margens da BR 153 ao trevo que da acesso a FRINAPE em Erechim, mas em assembléia os camponeses optaram ocupar esta agência para que o Banco do Brasil pudesse estar marcando negociações diretas com o governo.

Diante da Estiagem que assolou as pequenas propriedades no Estado do Rio Grande do Sul, os camponeses informam a toda a sociedade e entidades competentes que estão entrando em processo permanente de luta.

Essa mobilização faz parte da jornada nacional de luta da Via Campesina. Na semana do 8 de março, dia internacional de luta das mulheres e 14 de março, dia nacional de luta contras as barragens, a Via Campesina se mobiliza em defesa da Soberania Nacional, Soberania Alimentar, Soberania Energética, por Reforma Agrária, pela emancipação das mulheres do campo e da cidade, e contra o Agronegócio e as Transnacionais.