MST cobra assentamentos em ocupação do Incra em Goiás

Mais de 400 agricultores do MST ocuparam o prédio da superintendência do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), em Goiânia, para cobrar o assentamento das 2.500 famílias acampadas no estado, na manhã desta quarta-feira.

“O ponto número um da pauta é o assentamento das famílias”, afirmou a integrante da coordenação nacional do movimento, Rosana Fernandes.

O Incra tinha a meta de assentar 1.400 famílias em 2008. No entanto, foram indicadas áreas para o assentamento de apenas 96 famílias, que ainda continuam acampadas. “É uma vergonha”, avaliou Rosana.

A manifestação cobra também crédito agrícola, obras de infra-estrutura e escolas em assentamentos.

“A situação dos assentados é difícil, porque não têm recebido o crédito de fomento”, disse a dirigente do MST. Há famílias que estão há cinco anos sem receber o primeiro crédito depois da criação do assentamento.

O superintendente do Incra em Goiás, Rogério Arantes, recebe nesta tarde uma comissão para fazer a negociação da pauta dos manifestantes.

O MST ocupou a superintendência do Incra em outubro do ano passado, mas não foram cumpridas as demandas dos trabalhadores acampados e dos assentados.