Evo Morales confisca terras de latifúndios na Bolívia

Da Radioagência NP

Milhares de hectares de terras recém-confiscadas de latifundiários foram transferidas para agricultores indígenas na Bolívia. O presidente Evo Morales afirmou que esta medida representa o começo do fim do latifúndio e da escravidão dos índios Guaranis no país. A entrega dos terrenos é fruto da nova Constituição boliviana, que limita o tamanho das propriedades e prevê maior controle do Estado sobre os recursos naturais.

A maior extensão de terras permitida pela nova lei são cinco mil hectares. Neste domingo (15), foram entregues 34 escrituras de terrenos a índios guaranis. A área corresponde há 38 mil hectares na região de Caraparicito e Alto Parapetí, na província Cordilheira de Santa Cruz. Nessa região, considerada o símbolo do latifúndio boliviano, onde Morales enfrenta forte oposição.

A cerimônia de entrega dos títulos aconteceu na antiga fazenda de Ronald Larsen, um cidadão estadunidense que estava entre os ricos proprietários que tiveram suas terras confiscadas no último mês. Segundo Morales, as terras foram expropriadas pelo governo porque não produziam e não cumpriam sua função econômica e social.

O presidente afirmou que em três anos de governo não se pode resolver um problema de 500 anos, mas disse que este é o primeiro passo da revolução agrária. De acordo com a nova Constituição, outros 36 grupos indígenas ainda têm o direito de receber terras.