Rio Grande do Sul se mobiliza contra arroz transgênico da Bayer

A bancada petista da Assembléia Legislativa de Porto Alegre e vereadores de diversos partidos endossaram na última quinta-feira (12/3) a petição elaborada pelo Greenpeace, que pede à CTNBio (Comissão Técnica Nacional de Biossegurança) a rejeição do arroz transgênico da Bayer.

O arroz Liberty Link 62 é um dos grãos transgênicos cuja liberação comercial está para ser votada pela Comissão. Nesta quarta-feira (18/3), acontece em Brasília a primeira audiência pública para debater o tema.

A variedade foi criada para resistir ao agrotóxico glufosinato de amônio – também f e não é plantado em país algum do mundo. Na Europa, estudos comprovaram que a toxicidade do pesticida é altamente perjudicial aos seres humanos, mesmo se usado ou consumido em pequenas quantidades. Além disso, nos Estados Unidos, a fracassada tentativa de implementação de lavouras de Liberty Link 62 foi responsável por perjuízos que ultrapassaram a marca de um bilhão de dólares para aquele país.

A petição do Greenpeace contra o arroz da Bayer explica que, por não haver estudos que comprovem a segurança dos transgênicos à saúde humana e ao meio ambiente, e por não ser plantado comercialmente em lugar algum do mundo, o arroz da bayer não deve ser liberado no Brasil. O documento já conta com mais de 7 mil assinaturas.(Clique aqui e assine a petição você também!)

“O Rio Grande do Sul criou sua tradição na produção do arroz brasileiro. Será um grande risco para os agricultores e consumidores se o arroz transgênico entrar nos campos gaúchos. Os deputados e vereadores do Rio Grande do Sul sabem disso, por isso dizem não ao arroz da Bayer”, afirma
Rafael Cruz, coordenador da campanha de Engenharia Genética do Greenpeace.

Na última quarta-feira (11/3), o vereador e ex-secretário do Meio Ambiente de Porto Alegre, Beto Moesch, apresentou um projeto de lei na Câmara Municipal que visa proibir o uso de alimentos transgênicos nas escolas municipais da capital, dando preferência aos produtos orgânicos
na composição da merenda dos alunos.

Veja quais deputados e vereadores já assinaram a petição:

Deputados Estaduais do PT/RS

1 RAUL PONTE
2 ELVINO BOHN GASS
3 DIONILSO MARCON
4 RONALDO MIRO ZULKE
5 MARISA FORMOLO
6 DANIEL BORDIGNON
7 STELA FARIAS
8 FABIANO PEREIRA
9 ADÃO VILLAVERDE
10 IVAR PAVAN

Vereadores de Porto Alegre

1 MAURO ZACHER (PDT)
2 JULIANA BRIZOLA (PDT)
3 JOÃO PANCINHA (PMDB)
4 JESUS CASSIA LOPES GOMES (PTB)
5 PEDRO LUIZ FAGUNDES RUAS (PSOL)
6 CARLOS ATILIO TODESCHINI (PT)
7 FERNANDA MELCHIONNA E SILVA (PSOL)
8 BETO MOESCH (PP)
9 VALTER NAGELSTEIN (PMDB)
10 MARIA CELESTE SILVA (PT)
11 CARLOS COMASSETTO (PT)
12 TONI PROENÇA (PPS)

(Com informações da página do Greenpeace)

Saiba mais:

Agrotóxico usado em transgênicos é banido na Europa
04/02/2009 – A Comissão Européia impediu a renovação da licença de mercado do agrotóxico glufosinato de amônio. O pesticida é produzido pela Bayer e utilizado em plantações de transgênicos resistentes ao tóxico. Um exemplo é o arroz Liberty Link 62, que está na lista de liberações a serem votadas pela CTNBio no Brasil.