Manifestação em Pernambuco chega à sede do governo

Na manhã desta segunda-feira (30/3), entidades ligadas à Via Campesina e centrais sindicais realizaram, no Recife, o ato em defesa da classe trabalhadora e contra a crise econômica mundial e o desemprego. A manifestação compõe a Jornada Internacional Unificada contra a Crise e acontece em várias partes do mundo e em todas as capitais brasileiras.

A realização da Jornada foi definida na Assembléia dos Movimentos Sociais, durante o Fórum Social Mundial de Belém, em janeiro passado. Na capital Pernambucana foram mais de 20 entidades, centrais sindicais e movimentos sociais envolvidos na construção do ato. Os manifestantes se concentraram em frente à Fiepe (Federação das Indústrias de Pernambuco).

Portando faixas e bandeiras com dizeres contra o desemprego, pela manutenção dos direitos, pela Reforma Agrária e pela mudança na política econômica os manifestantes seguiram até o Palácio das Princesas, onde uma comissão formada por representantes das entidades presentes entregaram uma carta ao Governo do Estado.

Efeitos da Crise

No último trimestre do ano passado e os primeiros meses deste ano já apontaram para o povo brasileiro a gravidade da crise econômica internacional e os prejuízos para a classe trabalhadora. Nesse período, o PIB despencou 3,6%, o maior recuo desde 1996. Entre os meses de outubro a janeiro foram registrados quase 800 mil fechamentos de vagas segundo dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados).