Via Campesina participa de mobilizações contra a crise no RS

A Via Campesina – articulação dos movimentos sociais do campo – participará das mobilizações contra a crise econômica e pelo “Fora Yeda” no Rio Grande do Sul, nesta segunda-feira (30/03). Os camponeses somam-se às centrais sindicais e movimentos urbanos em Porto Alegre.

Para os movimentos sociais e sindicais, os trabalhadores não podem ser penalizados pela crise econômica com reduções de salários e de direitos, além das demissões. Os manifestantes propõem redução da jornada de trabalho sem redução salarial, investimentos públicos para geração e manutenção de empregos e Reforma Agrária.

Os atos contra a crise, que foram discutidos no Fórum Social Mundial, devem acontecer em todas as capitais do país. Estão previstas manifestações entre 28 de março e 4 de abril em todo o mundo.

Em Porto Alegre, os movimentos concentram-se em frente à Gerdau. Após uma manifestação, os trabalhadores seguem em caminhada em direção ao setor financeiro da Capital, localizado na Rua Sete de Setembro, de onde seguirão em marcha até o Palácio Piratini, onde haverá um ato público.