MPA paralisa atividades de unidade da Petrobras no ES

Desde a manhã desta segunda-feira (6/3), cerca de 200 camponeses e camponesas do MPA (Movimento dos Pequenos Agricultores) do Espírito Santo paralisam as atividades da Petrobras, na região do Nativo, em São Mateus.

Três vias de acesso à refinaria foram bloqueadas pelos moradores da comunidade, entre elas a estrada da Ferrugem, que dá acesso ao centro de São Mateus; a entrada da estrada do Cedro, que dá acesso à região de Pontal e a entrada da TNC, unidade de refinamento de óleo da empresa. Além disso, foram paralisadas as obras de construção do gasoduto da Petrobras.

Os motivos da paralisação são os diversos impactos que a empresa tem causado na região, entre eles a destruição da estrada que dá acesso aos moradores da comunidade, inviabilizando o acesso à localidade; a destruição dos mananciais da água, contaminando com óleo a água potável, bem como as lavouras, o que prejudica a produção e a qualidade de vida das famílias camponesas. Além disso, há a destruição da fauna e flora da região, caracterizada por ser área de manguezal.

As famílias reivindicam o asfaltamento da estrada, melhoria na qualidade da água e uma indenização justa para a comunidade.

Vale ressaltar que diversas reivindicações da população local já foram feitas para a empresa e nada foi atendido até então. A Petrobras propagandeia a imagem da responsabilidade social enquanto provoca diversos impactos sócio-ambientais.

As famílias do MPA pretendem ficar nas áreas bloqueadas até que as reivindicações sejam atendidas.