MST discute função social da terra em colóquio da CNBB

O economista e integrante da direção nacional do MST, João Pedro Stedile, participa nesta terça-feira (07/04) do colóquio intitulado Função social da propriedade na ótica dos movimentos sociais, promovido pela CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), em Brasília.

A atividade, que tem início às 18h30 na sede da CNBB, integra uma série de discussões a respeito de assuntos ligados às realidades nacional e internacional. Em março, o mesmo tema foi discutido na perspectiva Constitucional com a exposição de Aristides Junqueira, ex Procurador Geral da República.

O Brasil é o segundo país com a maior concentração da propriedade fundiária em todo o planeta. De acordo com os dados do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), 1% dos estabelecimentos agrícolas controlam 45% das terras, enquanto que 90% dos pequenos estabelecimentos possuem apenas 20% da área agricultável. Existem cerca de 250 milhões de terras devolutas (áreas que pertencem ao Estado e foram apropriadas ilegalmente pelo latifúndio), enquanto 120 milhões de hectares de terras boas para agricultura e pecuária são improdutivas.

A CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) é a instituição permanente que congrega os Bispos da Igreja católica no país.

A sede da CNBB fica na SE/Sul, Quadra 801, Conjunto B.