Ato no Rio relembra o Massacre de Eldorado dos Carajás

Nesta sexta-feira (17/4), um ato no Rio de Janeiro o assassinato de trabalhadores rurais que ficou conhecido como Massacre de Eldorado dos Carajás. O ato será às 13h no Incra (Inatituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), que permanece ocupado por tempo indeterminado. O Incra fica à Rua Santo Amaro 28, Glória.

O Ato faz parte da Jornada Nacional de Lutas por Reforma Agrária, realizada em memória dos 19 trabalhadores Sem Terra assassinados há 13 anos no Massacre de Eldorado de Carajás (PA), e que já mobilizou camponeses em 11 estados e no Distrito Federal, desde o início do mês, para exigir a realização da reforma agrária e o fim da impunidade para os crimes do latifúndio.

Nesta semana, foram realizadas ocupações de terras, marchas e atos no Rio Grande do Sul, Pernambuco, Mato Grosso, Pará, Distrito Federal, Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Roraima, Goiás e Alagoas.

Em 17 de abril de 1996 policiais militares promoveram o Massacre de Eldorado de Carajás, que ganhou repercussão internacional e deixou marcas na história do país, ao lado do Massacre do Carandiru (1992) e da Chacina da Candelária (1993), como uma das ações policiais mais violentas do Brasil. Em 2002, o presidente FHC instituiu essa data como o Dia Nacional de Luta pela Reforma Agrária.

Passados 13 anos do massacre no Pará, permanecem soltos os 155 policiais que mataram 19 trabalhadores rurais, deixaram centenas de feridos e 69 mutilados. Entre os 144 incriminados, apenas dois foram condenados depois de três conturbados julgamentos: o Coronel Mário
Collares Pantoja e o major José Maria Pereira de Oliv eira. Ambos aguardam em liberdade a análise do recurso da sentença, que está sob avaliação da ministra Laurita Vaz, do STJ (Superior Tribunal de Justiça).