Deputados visitam acampamento atacado por milícias armadas no Paraná

No último sábado, (25/4), uma Comissão de deputados e autoridades realizou uma visita ao acampamento Oito de Março, na fazenda Videira, em Guairaçá, Noroeste do Paraná, onde no dia (21/04), um grupo de milícia armada atacou as 70 famílias do MST e incendiou cinco barracos com todos seus pertences dentro.

A visita contou com a presença do deputado federal do PT- Partido dos Trabalhadores, atual Presidente do Parlamento do Mercosul, Dr. Rosinha (Florisvaldo Fier); deputado estadual do PT, Professor Lemos e o Ouvidor Agrário do Paraná, Vinícius Gessolo de Oliveira. Em seguida, todos participam de audiência com o Poder Judiciário e a polícia local.

A Comissão cobrou agilidade nas investigações e punição aos responsáveis e mandantes pelo ataque aos Sem Terra, apontados por testemunhas, como sendo a proprietária, empresária Laci Dagmar Zoller Ribeiro e seu filho, Fernando Augusto Zoller Ribeiro, com apoio de usineiros e fazendeiros da região.

Os parlamentares também exigiram medidas urgentes na desarticulação das milícias armadas, que aterrorizam os acampamentos de trabalhadores rurais no Paraná. Além disso, pediram o impedimento de reintegração de posse da área, já que esta tem decreto de desapropriação emitido em 2006, por ser improdutiva. Porém, após um fracionamento ilícito do imóvel, promovido pela proprietária, o processo se encontra travado no Tribunal Regional Federal da 4ª Região, em Porto Alegre.