Sem Terra permanecem acampados na Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Ceará

Cerca de 600 trabalhadores do MST realizaram, na manhã da segunda-feira (15/6), uma marcha saindo da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA) com destino ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). A sociedade manifestou seu apoio e saiu às ruas para aplaudir a passagem dos Sem Terra.

Os trabalhadores estão acampados na SDA desde o dia 8/6 e solicitam uma solução imediata para a perda da última safra, que atingiu cerca de 90% do estado do Ceará. Além disso, cobram a recuperação e construção de moradias, açudes, estradas, passagens molhadas e outras estruturas hídricas. Reivindicam também agilidade nos contratos de quitação do Programa Nacional de Educação na Reforma agrária (Pronera), além da liberação imediata dos créditos de apoio aos assentamentos e o complemento do crédito de moradia destinado à cada família assentada. O movimento exige ainda que o Incra retire imediatamente a Polícia Militar de dentro do assentamento Maceió, em Itapipoca.

As famílias Sem Terra pretendem permanecer acampadas na SDA até que a pauta seja atendida. Nesta terça-feira, às 15h, os Sem Terra participamde uma audiência com a superintendencia do Incra estadual para negociar a reinvindicações. Na quarta-feira (17/6) amanhã o MST será recebido pelo governador do estado, Cid Gomes, em uma reunião que acontecerá também do SDA, às 10h.
Durante a reunião será discutida a perda da safra e os estragos causados pelas cheias, que chegaram a atingir cerca de 200 mil cearences.