Desfeita ação de desembargador, ocupação Dandara garante conquistas

Da Radioagência NP

O desembargador Tarcísio Martins Costa tentou desfazer a suspensão do despejo da ocupação Dandara, em Belo Horizonte (MG), mas, na tarde desta terça-feira (16/6), a ação foi revogada pela corte superior do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). Se a decisão do desembargador fosse mantida, 1,2 mil famílias seriam desalojadas da área.

As organizações que lideram a ocupação – Movimento dos Trabalhos Rurais Sem Terra (MST), Brigadas Populares e Fórum de Moradia do Barreiro – declararam que a área tem a posse alegada pela Construtora Modelo, empresa que sofre mais de dois mil processos no TJMG. Segundo as organizações, o desembargador justificava sua decisão visto que haveria um intuito de construir um conjunto habitacional na área, mas a planta do projeto não corresponde ao local da ocupação.

Para pressionar as negociações com o poder público, 300 famílias de ocupações urbanas de Belo Horizonte (MG) ocuparam o plenário da Câmara Municipal da cidade. Após oito horas, a ocupação terminou com um acordo feito com a presidente da casa, Luzia Ferreira, com o compromisso de uma audiência que busque soluções para a questão habitacional da cidade.