Dandara recebe projeto urbanístico para o assentamento

Do ocupacaodandara.blogspot.com Nesta segunda-feira (22/06) ocorreu no assentamento Dandara, em Minas Gerais, um encontro para apresentação de um projeto urbanístico para a área. Este projeto, apresentado por representantes da PUC-MG, mostra um forte viés de recuperação ambiental, com concepção centrada no viés ecológico, preservando as nascentes, cursos d'água, inserindo áreas verdes, de esportes e lazer.

Do ocupacaodandara.blogspot.com

Nesta segunda-feira (22/06) ocorreu no assentamento Dandara, em Minas Gerais, um encontro para apresentação de um projeto urbanístico para a área. Este projeto, apresentado por representantes da PUC-MG, mostra um forte viés de recuperação ambiental, com concepção centrada no viés ecológico, preservando as nascentes, cursos d’água, inserindo áreas verdes, de esportes e lazer.

A área sofre um intenso processo de degradação ambiental, devido a ação da empresa Construtora Modelo. Além de poluir, a companhia entrou com um pedido de reintegração de posse, que ainda será julgado pela Justiça. O terreno, localizado no bairro Céu Azul, na periferia de Belo Horizonte, possui 40 hectares e está abandonado desde a década de 70, além de acumular dívidas de impostos na casa de 18 milhões de reais.

Participaram deste encontro promotores de justiça, assessores e técnicos em meio ambiente, além de coronéis da PM e comandantes da Polícia Florestal. Também estavam presentes advogados, um integrante do Escritório de Integração do Departamento de Arquitetura da PUC-MG e o Padre Julio Amaral, vigário episcopal da região. A comunidade aproveitou a ocasião para denunciar o abuso de autoridade da Polícia Militar, que além de intimidar os assentados, trata com extremo rigor a questão ambiental da área.

O assentamento, batizado de Dandara em homenagem a companheira de Zumbi dos Palmares, tem como objetivos solucionar o agravamento do problema de moradia de Belo Horizonte e servir como espaço para produção de alimentos, visando a subsistência ou o complemento de renda para as famílias.