As entidades de trabalhadores precisam se unir

Da Radioagência NP Trabalhadores e estudantes fazem uma mobilização contra a crise econômica e contra as demissões, nesta sexta-feira (14/8), na Avenida Paulista, em São Paulo (SP). Em entrevista coletiva, o integrante da coordenação nacional do MST, João Pedro Stedile, falou que é preciso unidade entre as entidades de trabalhadores para combater os efeitos da crise.

Da Radioagência NP

Trabalhadores e estudantes fazem uma mobilização contra a crise econômica e contra as demissões, nesta sexta-feira (14/8), na Avenida Paulista, em São Paulo (SP). Em entrevista coletiva, o integrante da coordenação nacional do MST, João Pedro Stedile, falou que é preciso unidade entre as entidades de trabalhadores para combater os efeitos da crise.

“Em função da crise, se gerou um novo processo de unidade dos movimentos sociais com o movimento sindical. Pelo menos o mal da crise trouxe um bem: o de nos obrigar – nós que representamos vários espaços da classe trabalhadora – a nos unirmos mais para poder enfrentarmos as mazelas do capital.”

Stedile também questionou a destinação do dinheiro público para as empresas e bancos pelos governos .

“Evidentemente os capitalistas tentam se salvar deste período de crise apelando para o Estado. Aumentaram suas pressões para se apropriar de recursos públicos, que é o dinheiro de todos nós. Se não nos mobilizarmos, a classe trabalhadora vai pagar por isso.”

Os manifestantes saem da Praça Oswaldo Cruz às 10h e seguem em direção ao Museu de Arte de São Paulo (Masp). O ato faz parte de uma Jornada Nacional de Lutas e reúne mais de 20 entidades brasileiras. Passeatas e protestos também devem acontecer em outras capitais brasileiras.