Protesto impede aula inaugural

Do Jornal Pioneiro O campus da Universidade de Caxias do Sul (UCS) virou palco de protestos na noite de segunda-feira (24/8) contra a criminalização dos movimentos sociais. O ato lembrou a morte do agricultor Elton Brum, integrante do MST, morto em confronto com Brigada Militar (BM) na desocupação da fazenda Southal, em São Gabriel. A manifestação também serviu para repudiar o promotor de Justiça do Estado Gilberto Thums, que iria palestrar na aula inaugural do curso de Direito.

Do Jornal Pioneiro

O campus da Universidade de Caxias do Sul (UCS) virou palco de protestos na noite de segunda-feira (24/8) contra a criminalização dos movimentos sociais. O ato lembrou a morte do agricultor Elton Brum, integrante do MST, morto em confronto com Brigada Militar (BM) na desocupação da fazenda Southal, em São Gabriel. A manifestação também serviu para repudiar o promotor de Justiça do Estado Gilberto Thums, que iria palestrar na aula inaugural do curso de Direito.

Thums era convidado do Departamento Acadêmico (DA) Percy Vargas de Abreu e Lima, mas enfrentou resistência por ter sido o responsável pelo pedido de fechamento das escolas itinerantes do MST.

O cancelamento da aula inaugural do Direito foi considerado uma vitória pelos cerca de 80 manifestantes, entre acadêmicos e integrantes de movimentos sociais, que percorreram a universidade.

Nesta quinta (27/8), marchas, vigílias e bloqueios de rodovias ocorrem em todo o Rio Grande do Sul para marcar o sétimo dia da morte do Sem Terra.