“É uma iniciativa infeliz e discriminatória”, diz líder do governo na Câmara

O líder do governo na Câmara, deputado Henrique Fontana (PT-RS), criticou nesta quinta-feira (24/9) a criação de uma comissão parlamentar de inquérito no Congresso Nacional contra o MST. “É uma iniciativa infeliz e discriminatória, que aposta no aumento de conflitos pelo país”, afirmou. "Espero que esta CPI nem seja criada", destacou.

O líder do governo na Câmara, deputado Henrique Fontana (PT-RS), criticou nesta quinta-feira (24/9) a criação de uma comissão parlamentar de inquérito no Congresso Nacional contra o MST. “É uma iniciativa infeliz e discriminatória, que aposta no aumento de conflitos pelo país”, afirmou. “Espero que esta CPI nem seja criada”, destacou.

O requerimento de criação da intitulada CPMI do MST já foi apresentado à Secretaria da Mesa do Senado para leitura em sessão do Congresso Nacional. Havia uma sessão marcada para esta quinta-feira, mas foi adiada para a próxima semana. Após a leitura, deputados e senadores podem retirar o apoio.

O MST se manifestou sobre a CPI, afirmando que seria uma represália dos ruralistas contra proposta do governo de revisão dos índices de produtividade das propriedades rurais. As taxas são utilizadas como critério para desapropriação. Para efetivar a revisão, é necessária a assinatura do ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, que espera uma audiência com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, para rever o texto. O ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, já assinou a portaria.

Com informações do Último Segundo