Via Campesina participa de manifesto em repúdio ao governo golpista de Honduras em Brasília

Um grupo formado por integrantes de movimentos sociais (entre eles, a Via Campesina) e treze parlamentares federais de cinco partidos diferentes esteve na manhã desta quarta (23/9) na Embaixada de Honduras em Brasília (DF), com o objetivo de entregar um manifesto de repúdio às ações do governo golpista comandado por Roberto Micheletti contra a representação brasileira no país. A secretária da Embaixada recebeu do grupo o manifesto e informou que o embaixador encontra-se fora do Brasil, sem previsão de retorno.

Um grupo formado por integrantes de movimentos sociais (entre eles, a Via Campesina) e treze parlamentares federais de cinco partidos diferentes esteve na manhã desta quarta (23/9) na Embaixada de Honduras em Brasília (DF), com o objetivo de entregar um manifesto de repúdio às ações do governo golpista comandado por Roberto Micheletti contra a representação brasileira no país.

A secretária da Embaixada recebeu do grupo o manifesto e informou que o embaixador encontra-se fora do Brasil, sem previsão de retorno.

Após ser protocolado, o documento foi lido em coro pelos parlamentares e militantes presentes.

No texto, os ativistas e parlamentares manifestam solidariedade ao povo hondurenho e exigem o retorno imediato do presidente deposto, Manuel Zelaya, à presidência. A decisão do governo brasileiro de acolher Zelaya também foi apoiada no documento, assim como foram criticadas as ações do governo golpista de corte dos serviços que garantem o funcionamento da embaixada brasileira.

“A América Latina não precisa de ridículos tiranos! Honduras tem um presidente constitucional, eleito pelo povo, e o Brasil agiu certo ao acolhê-lo em sua Embaixada. Manuel Zelaya é o Presidente de Honduras! Cortem os telefones da Embaixada do Brasil e continuaremos nos comunicando por mil redes da cidadania combativa; cortem a luz de nossa Embaixada, que resistiremos iluminados pelo espírito democrático contra as trevas que os tiranos querem nos impor; cortem o fornecimento de água e a solidariedade dos povos do mundo impulsionará uma vaga poderosa, uma onda ‘tsunâmica’ que afogará todos os opressores e golpistas”, diz o manifesto, disponível no site da CDHM (www.camara.gov.br/cdh).

Com informações da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara