Via Campesina participa de Congresso de Agroecologia

A Via Campesina Brasil participa do VI Congresso Brasileiro e do II Congresso Latinoamericano de Agroecologia, que acontecem entre 9 e 13/11 no Expo Unimed, em Curitiba (PR). Os eventos, promovidos pela Associação Brasileira de Agroecologia-ABA e pela Sociedade Latinoamericana de Agroecologia-SOCLA, serão organizados e realizados pelo governo do estado do Paraná com apoio de diversas entidades da sociedade civil.

A Via Campesina Brasil participa do VI Congresso Brasileiro e do II Congresso Latinoamericano de Agroecologia, que acontecem entre 9 e 13/11 no Expo Unimed, em Curitiba (PR).

Os eventos, promovidos pela Associação Brasileira de Agroecologia-ABA e pela Sociedade Latinoamericana de Agroecologia-SOCLA, serão organizados e realizados pelo governo do estado do Paraná com apoio de diversas entidades da sociedade civil.

O objetivo dos congressos é a promoção dos princípios da Agroecologia a partir do intercâmbio dos saberes técnico, científico e popular dos atores e entidades participantes, com vistas a construir e consolidar uma ampla rede de articulação na América Latina em torno de questões fundamentais do desenvolvimento rural, notadamente aquelas que mais afligem a agricultura familiar. Com base nessa premissa e adotando-se uma perspectiva histórica, o tema central dos congressos será: “Agricultura Familiar e Camponesa: experiências passadas e presentes construindo um futuro sustentável”.

No dia 13/11, a Via Campesina realiza o seminário “Cuidando da Terra, Cultivando a Biodiversidade e Colhendo Soberania Alimentar”, que tem como objetivo mostrar as experiências agroecológicas do Assentamento Contestado (localizado na Lapa, município a 70 quilômetros de Curitiba), além de promover o debate sobre temas como a ação dos movimentos camponeses na promoção da agroecologia.

Espera-se receber em torno de 2,5 mil pessoas provenientes do Brasil e dos demais países da América Latina. Para tanto, a partir de diversas discussões com representantes de entidades, tanto públicas quanto não-governamentais, encontra-se em processo de construção coletiva uma programação abrangente.

Para mais informações, acesse http://www.agroecologia2009.org.br/